Principal
O Projeto
Convênios e Parcerias
Home Fundaj


O PROJETO


Convênio e Parceria

Fundaj e Portal Domínio Público – MEC

A Fundação Joaquim Nabuco é colaboradora do Ministério da Educação no projeto Portal Domínio Público - Biblioteca Digital do MEC, que objetiva disponibilizar o acesso a acervo eletrônico, composto de obras artísticas, literárias, científicas, visando contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento da educação e da cultura no Brasil.
A Diretoria de Documentação é responsável pela digitalização de parte de seus acervos bibliográficos e arquivísticos que se encontram em domínio público, disponibilizando as obras no Portal Domínio Público. Desse modo, contribui com o Ministério da Educação no esforço de preservar e difundir a memória e a cultura nacionais.

Fundaj e UFPE

Em dezembro de 2004, a Fundação Joaquim Nabuco e a Universidade Federal de Pernambuco celebraram convênio para Desenvolvimento de Ferramentas de Gerenciamento e Difusão de Acervos Documentais.
O Laboratório Líber, da Universidade Federal de Pernambuco, e a Diretoria de Documentação, da Fundação Joaquim Nabuco, partilham interesses e necessidades comuns, no tocante à Gestão do Conhecimento e ao Gerenciamento Eletrônico de objetos digitais no campo das disciplinas históricas, da arquivística e na administração do patrimônio cultural.
O projeto de implantação do Núcleo de Digitalização cria oportunidade para a criação de uma rede de acervos e pesquisadores integrados em uma estrutura lógica interinstitucional, com a manifesta intenção de partilhar, de forma inteligente, recursos humanos, financeiros, tecnológicos, saberes e capacidades específicas de cada parte. Oportuniza ainda a aplicação do know-how armazenado na UFPE, na área da gestão do conhecimento e de instrumentos de difusão do conhecimento baseados em software livre de código aberto, nas perspectivas open archives e da preservação e acesso de coleções.


















Fundação Joaquim Nabuco

Rua Dois Irmãos, 92 | Apipucos 50071-440 | Recife - PE Fone: (81) 3073-6464/Fax: (81) 3073-6561